Os amigos hão
de lembrar o comentário que fiz há poucos dias sobre uma resposta que o Sr. Max
Gehringer deu a uma leitora de “ÉPOCA”. Foi em sua edição anterior, há
pouco mais de uma semana. Enviei o comentário ao Sr. Gehringer, que não me
respondeu pessoalmente. Entretanto, creio que ele acabou por enviar-me sua
resposta na última edição da revista de 10 de dezembro do corrente em sua
coluna “Nossa Carreira”, à página 95. Uma senhora, chamada Laíssa, colocou a
seguinte questão: -“Tenho 43 anos e formação superior. Mas sou recém-separada e
sem experiência profissional (meu último emprego foi há 17 anos). Por onde devo
começar a procurar uma oportunidade?” Ao que ele respondeu: -“Infelizmente,
Laíssa, se você não conhece ninguém que possa recomendá-la para uma vaga, essa
combinação de idade + inexperiência vai lhe trazer mais dissabores que alegrias
se você for bater em portas de grandes empresas. Eu diria que há duas opções
viáveis que você deve considerar. Uma é um concurso público. E outra é o
marketing multinível – a venda direta de produtos de uma empresa ao cliente
final. É uma atividade que não requer muito capital, cujo resultado
dependerá APENAS de seu esforço e competência, e poderá não
apenas lhe dar um fôlego financeiro, mas também ajudá-la a readquirir confiança
profissional em si mesma etc. etc. etc.” (Grifos meus).
Ficou claro por sua resposta que o Sr. Gehringer vê no marketing multinível,
que eu prefiro chamar de Distribuição Interativa, uma opção de renda potencial
às pessoas que envidam esforço e competência neste trabalho. Em
suma, em nada diferente de qualquer atividade laborativa séria e honesta. Em
suma ainda, qualquer atividade laborativa séria e honesta gerará um resultado.
Com a Distribuição Interativa não é diferente. Com um detalhe importante:
Distribuição Interativa, por formar uma rede de distribuição,
pode gerar uma renda elevada e, o mais importante, mesmo cessado o trabalho
feito para construí-la. Em outras palavras, cria-se uma renda residual
ou renda passiva. Cria-se um ativo. Os contadores e
economistas que me corrijam: ativo é tudo aquilo que põe
dinheiro no teu bolso. Mais especificamente ainda: o ativo põe
dinheiro no teu bolso sem trabalho. O trabalho que você tem é o de criá-lo!
O que quero dizer é que o resultado do trabalho em Distribuição Interativa ,
ou Marketing Multinível, pode ser bem melhor do que qualquer outro
trabalho convencional. A renda passiva pode ser alcançada em poucos
anos de trabalho e representa uma aposentadoria! Outro detalhe
importantíssimo: em
Distribuição Interativa deve-se ajudar outras pessoas a
atingir esses resultados! Para ser franco, só se ganha dinheiro em Marketing Multinível
se se levar os outros a ganhar dinheiro! Dito de outra forma:
você só ganha dinheiro se os outros ganharem.
A última frase do Sr. Gehringer é, talvez, a mais significativa de sua
resposta, e merece um esclarecimento. Quando ele diz que a atividade de
Marketing Multinível pode ajudar o indivíduo a readquirir confiança
profissional em si mesmo ele deixa subentendido uma ferramenta poderosa
de uma empresa séria de Marketing Multinível: um Sistema de Treinamento,
ou de aperfeiçoamento pessoal.
Robert Kiyosaki admoesta claramente que, antes de entrar para o negócio
de Distribuição Interativa, deve-se procurar saber se a empresa à qual
você se associa tem um Sistema de Treinamento voltado para o crescimento e
aperfeiçoamento da pessoa.
E desaconselha peremptoriamente a que se associe àquelas que não o têm. Os céticos
quererão saber por quê. E lhes direi: Marketing Multinível é um negócio
de pessoas. Muitas pessoas farão o negócio pelo simples prazer de estar
com as pessoas que admiram, ou que lhes ensinam, ou
que lhes ouvem, ou que
lhes ajudam nas turbulências da vida. O Sistema de Treinamento lhes prepara
para serem pessoas melhores de modo a atrair mais e mais pessoas para o seu
negócio. Simples como dois e dois são quatro.
Uma ressalva vem a calhar. Marketing Multinível não deve ser encarado como uma
atividade de exceção. Pareceu-me que o Sr. Gehringer só a aconselha aos que
estão sem oportunidades ou aos que estão “perdidos”. Não é verdade. Marketing
Multinível pode ser o “plano B” de quem quer que seja.
Para terminar, eu diria que Distribuição Interativa é um universo. Em
que pese sua simplicidade matemática da geração da renda, que até uma criança
de oito anos de idade entenderia, há tantos e tais meandros no Marketing
Multinível que só os que não se deram o devido tempo não puderam vislumbrar.
Aconselho-os a que “percam” alguns poucos minutos para entendê-lo. Isso poderia
desvendar uma oportunidade e um desafio inteiramente novo e excitante. A vida
vale a pena ser vivida.
De minha parte fico feliz em perceber que o Sr. Gehringer já sabe mais sobre
Marketing Multinível. Se ele aprender mais sobre o assunto, em breve será
consultor de empresários também.
Fernando Cavalcanti, 12.12.2007
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