quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A morte e 1 ano a menos

Faleceu Claudinha Viot.
     Assusta-nos quando a inexorabilidade do fim da vida se nos mostra tão precocemente e tão implacavelmente. De fato, não me assusto. Apodera-se de mim ou, melhor, deixo-me, entrego-me a essa sensação de que minha vida está suspensa a alguns centímetros do chão, como se isso indicasse a leveza e imponderabilidade de tudo.
E me permito a isso por um capricho que só os de coração empedernido podem se dar. É como se ali, a alguns centímetros do chão, se desvalessem todas as leis que regem o sofrimento humano. Não há ali dor – só uma perplexidade muda; não há ali choro – só uma leve confusão de ideias; não há ali medo – só a constatação de tudo e a dúvida do nada.
Nada direi de Cláudia. Minto. Direi apenas que foi das mais doces criaturas que tive o prazer e a alegria de conhecer. Nada mais direi. Minto novamente. Direi também que sua doçura foi de sempre, de desde que a conheci, e até de antes, e até depois. Nada houve nela ou que para ela fizessem que a levassem a perder sua constante e terna doçura. E note-se que há doçuras que enjoam, que entojam, que entediam. Não era essa a dela. Sua doçura foi a moldura e a tela de sua vida. E até seu corpo sem vida transpirava – só os vivos transpiram – aquela sua inconfundível ternura.
Não resisti à tentação de acariciar a moradia de sua alma, seu corpo agora sem vida. Não fosse o véu rendado que o cobria e ter-lhe-ia feito um cafuné. Deslizei a mão sobre sua fronte, como fazemos em nossos filhos quando estão para dormir, e toquei-lhe a mão esfregando-lhe com as unhas, como fazemos com os amigos que amamos em seus momentos difíceis.
Confessei antes a visita que lhe tentei fazer no hospital. Não sei se seu prognóstico ou a certeza de constatar sua distanásia me acovardaram no momento – saí de defronte ao CTI e dali para fora do hospital como um raio. Não quis vê-la ali. Repudiei aquela visão. Vê-la sem vida na paz dos que dormem me deixou na lembrança sua eterna doçura, sua face sempre plácida, seu ar sempre franco. Terei sido egoísta? Não sei.
Lembrei-me da sensação de perpetuidade que nos assalta numa azul e iluminada manhã de sol; de como nesses instantes nos deixamos iludir pela beleza da natureza; de como permitimos que esta ilusão perpetue nossos sonhos; de como nossos sonhos são fúteis...; de como não mudamos o modo como vivemos porque a ilusão da clara e luminosa manhã banha também aqueles sonhos. E quando os realizamos não dispomos à mão do corpo sem vida de alguém que amamos para nos lembrar que o sonho, mesmo e principalmente o realizado, é apenas mais uma volátil quimera.
Depois dos funerais, o aniversário do amigo, outro amigo. À hora dos parabéns puxou-me a um canto, após os “muitos anos de vida”, e segredou-me: -“É menos um ano, meu chapa...”
No alto, um céu repleto de estrelas, ofuscadas pelas luzes da metrópole, desafiava nossa compreensão de tão dúbias manifestações do pulsar da vida e nos humilhava em nossa pequenez e questiúnculas. Em silêncio entornei a dose do uísque do qual me servira há pouco.

6 comentários:

  1. Fernando, por demais belo e emocionante seu texto.Bom trazer conosco as boas lembranças das pessoas que nos são caras para que nosso coração não chore tanto.
    Loura

    ResponderExcluir
  2. É amigo!
    Para tudo existe um contra-ponto celebrativo.Em vida se aniversaria.Na morte homenageamos e refletimos sobre o porquê da nossa existência e as boas lembranças do convívio de quem partiu(para onde?).Em ambas as situações prefiro conformar-se com o que seu amigo lhe disse..."é menos um ano meu chapa".

    ResponderExcluir
  3. Fernando, voce tem um jeito muito especial de escrever... sensível e autêntico !!!...
    Que esses exemplos sempre nos façam abrir os olhos para a vida, para que não tenhamos jamais a sensação dos dias perdidos....e sim do máximo que conseguirmos realizar !!!! Felicidades mil !!!!

    ResponderExcluir
  4. Sua dor me lembrou Elias em A solidão dos moribundos: a morte é um problema dos vivos...Ao que vc complementa: suspensos a alguns centímetros do chão, como se isso indicasse a leveza e imponderabilidade de tudo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernando!
    Eu conheci a Cláudia de perto, trabalhávamos juntas na Equipe de Auditoria da SMS de Fortaleza, e posso dizer que corroboro com cada palavra sua... Cláudia tinha ao mesmo tempo uma doçura e uma firmeza impressionantes! Profissional altamente capacitada, comprometida com seu trabalho, envolvida com o drama dos pacientes! Ainda estou em choque com tudo que aconteceu com minha querida amiga e quero deixar aqui meu testemunho do privilégio de ter convivido com alguém tão especial e iluminada como a Cláudia. Que seu espiríto tenha a paz dos justos e encontre a glória dos céus!
    Grande abraço!
    Ednir Studart

    ResponderExcluir
  6. É meu amigo...a vida é um mistério inexplicável!
    Quanto mais tentamos entender certas partidas...menos compreendemos.
    Cláudinha bem sabemos,que é tudo isso que você conseguiu relatar e muito mais...
    Rogo à Deus todos os dias por sua mãe,seus filhos...que tenham força,fé,LUZ,serenidade e aquela garra que fazia parte do comprometimento Cláudia,de ser.
    Seus textos são sensíveis,verdadeiros...se escrever lhe faz bem...o faça sempre,pois de uma forma,ou de outra,estará ajudando a si,e ao próximo.Grande beijo no coração!

    ResponderExcluir

O NARCISO DO MEIRELES

Moravam numa bela casa no Parque Manibura.  Ela implicava com ele quase que diariamente. Era da velha guarda, do tempo em que o homem saía c...