domingo, 19 de junho de 2011

Motociclistas e motoqueiros


Escreveu-me o querido amigo Roberto Jorge, numa genuína exortação: “Cuidado com o trânsito!” Referia-se ao perigo de se andar sobre uma motocicleta.
            De fato há, na motocicleta, perigos e perigos, e o maior deles reside justamente em quem a pilota. Direi de outra forma. Há motociclistas e há motoqueiros. Ainda que sejam sinônimos no Aulete, estão longe de o serem de fato, na vida real e ainda mais nas ruas de nossa capital. Direi mais: nas ruas, avenidas e estradas desses mais de cento e quarenta e seis mil quilômetros quadrados há uma diferença diametral entre uns e outros.
            Quem quiser confirmar o que digo que dê uma passadinha rápida ali no Instituto Dr. José Frota (LJF). Lá encontrará o visitante a maior população de acidentados de motocicletas do mundo. (Será que estou a exagerar?) Levemos o discurso para a idéia matemática de proporcionalidade. Se não for a maior em termos absolutos, o será em termos relativos ou proporcionais.
            Razões para isso temos de sobra, incluídas as relacionadas com a conivência do poder público. Não há postos do departamento de trânsito em mais de noventa por cento dos municípios cearenses. Não há fiscalização. Segundo o jornalista Fábio Campos, tudo isso vem a reboque do que ele denominou de “pobrismo” e “coitadismo”.  Expliquemos.
            Segundo o jornalista, políticos influentes do executivo têm “pregado” que o sujeito, sendo pobre e coitado e não podendo cumprir a lei – dirigir ou pilotar com habilitação e usar um capacete e outros itens de segurança – , deve ficar “isento” de cumpri-la. A lei obriga a todos os cidadãos estarem habilitados para dirigir e, no caso dos motociclistas, usarem capacete ao pilotar uma motocicleta. Em suma: rasgaram a constituição os nossos políticos populistas. Para eles, nem todos são iguais perante a lei. Há casos “especiais”: os dos pobres e dos coitados. Pregam a “vista grossa” para eles.
            Por outro lado, e se não bastasse a vista grossa, é conhecida no país a leniência e brandura das leis para os criminosos do trânsito. Os legisladores, não se sabe por que, não estão nem um pouco preocupados em mudar esse estado de coisas. Veio a lei seca, aumentando a multa para os que dirigem alcoolizados. Logo após a sua promulgação as blitze abundavam. Passado algum tempo, sumiram. Conclui-se que, sendo a lei muito dura e sendo o brasileiro muito pobre, todos foram taxados de coitados, e não se deveria fiscalizar. Seguimos, assim, a cultivar nossa vocação para a incivilidade. Continuamos a ver os assassinos do trânsito sair impunes como a criança que quebrou o abajur da sala.
            A Revista Central, que veicula notícias de nosso sertão central traz, neste domingo, as seguintes manchetes, apenas para constatar o que digo:
            “Motorista atropela motociclista em Pedra Branca” (http://www.revistacentral.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2422:caminhaoatropelamotociclistaempedrabranca&catid=138:policia&Itemid=516) O motociclista, no caso o motoqueiro, estava alcoolizado ao momento do “acidente”.
  “Acidentes de trânsito no Sertão Central matam dois motociclistas” (http://www.revistacentral.com.br/index.phpoption=com_content&view=article&id=2426:acidentesdetransitonosertaocentralmatamdoismotociclistas&catid=137:policia&Itemid=51) Em um dos sinistros o motoqueiro estava na contramão quando foi colhido e, no outro, a motocicleta não tinha placa.
            As medidas do governo do estado que interessam o Sertão Central no que tange ao trânsito foram anunciadas na matéria “Detran e PRE realizam ‘operação capacete’ em Solonópole” (http://www.revistacentral.com.br/index.phpoption=com_content&view=article&id=2417:detraneprerealizamoperacaocapaceteemsolonopole&catid=121:outrascidades&Itemid=499) Na “operação” apreenderam doze motocicletas e as recolheram para a regional do Detran de Morada Nova. Os proprietários têm 48 horas para retirá-las ao pagar uma multa de R$ 173. Ao que conste ninguém foi preso na incrível operação.
            Bem se vê que a atuação do executivo limita-se a manter dez postos do órgão para cobrir 184 municípios e a fazer “operações” pontuais. Visitando-se o IJF descobrir-se-á a completa ineficácia dessas atividades e seu pífio resultado.
            No IJF há quase tão-somente motoqueiros, gente que não tem amor à vida, nem à sua nem à do outro, porquanto pilotam embriagados, sem capacete e muitas vezes sem habilitação. Não fossem apenas essas tais constatações irrefutáveis, já que o que está no hospital é perfeitamente contável e mensurável, basta ir às ruas da capital para observar a maneira irresponsável e reprovável com que os esses motoqueiros pilotam suas motocicletas. Não respeitam semáforos; “costuram” entre filas de carros como um enxame de abelhas malucas; ultrapassam pela direita; permanecem em pontos cegos dos carros que lhes estão próximos; pilotam em alta velocidade em ruas e avenidas esburacadas; enfim, comportam-se como se inatingíveis fossem e como se, por serem mais fracos ante os veículos de maior porte, tivessem sempre a razão e o julgamento a seu favor. Esperam, em caso de “acidente”, serem tratados como “coitados” e “pobres”. No interior? Mostrei acima apenas as notícias de hoje do Sertão Central. Estou aqui a imaginar o que ocorreu no resto do estado.
            Ao meu amado amigo digo que me comporto como um bom motociclista. Tenho sempre em mente um princípio: jamais cometer um erro por menor que seja, tanto quanto mais consciente for. Negociar e transigir com o erro é abrir-lhe a porta à sua banalização e minimização, e daí à sua repetição é um pulo. Todo mau hábito tem o seu pulo inicial. Essa é a razão para não me permitir a ele.

Um comentário:

  1. Por precaução, tenho martelado o Leonardo, para desistir da fixação por motos. Não quero ser viúva, sem ao menos ter casado. (comprovar judicialmente união estável, para requerer pensão por morte??? not!)

    ResponderExcluir

"SEU" ANTÔNIO, DISCÍPULO DE NASSIM NICHOLAS TALEB

               O que aconteceu foi o seguinte. Contrataram “Seu” Antônio, lá para as bandas de Crateús, para confeccionar e pôr no lugar a...